radiogilao.jpg

A Águas do Algarve no caminho da Eficiência

Versão para impressão PDF

A Águas do Algarve no caminho da EficiênciaSão muitos os benefícios que as energias renováveis apresentam para a natureza e para a preservação do meio ambiente em geral.

Considerando que estas não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”, desde logo ganha maior destaque aquele que pode ser impacto ambiental provocado.

Comparativamente ao provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e gás,  e consequentemente uma significativa redução das emissões de CO2, melhorado assim a qualidade de vida da população através da melhor qualidade do ar e redução da dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis.

Estes são apenas alguns dos muitos motivos pelos quais a Águas do Algarve esta a enveredar pelo investimento num rigoroso Plano de Eficiência Energética, que abrange todas as vertentes da empresa. Os objetivos gerais da elaboração e implementação, do Plano de Eficiência e Produção de Energia da Águas do Algarve são, genericamente, organizar e calendarizar ações, bem como quantificar metas, que possibilitem maximizar o aproveitamento energético dos ativos e recursos endógenos e racionalizar os consumos de energia, contribuindo para a ecoeficiência de toda a empresa, bem como reduzir ou compensar as emissões dos Gases com Efeitos de Estufa.

Os objetivos específicos e atividades complementares sintetizam-se do seguinte modo:

Objetivo 1  -   Redução dos consumos e ajustamento dos horários de consumo
Objetivo 2  -   Aumento da produção própria de energia elétrica
Objetivo 3  -   Melhoria das condições de aquisição de energia elétrica

Neste Plano estão incluídas a utilização de viaturas elétricas na frota da empresa, e cujo projeto é apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica e que tem como principal objetivo reduzir substancialmente as emissões de gases com efeito de estufa, bem como o consumo de combustíveis fósseis.

O projeto está a correr a bom ritmo, e neste âmbito, decorreu no início deste mês de Janeiro, uma cerimónia de entrega das viaturas elétricas a várias empresas do Grupo Águas de Portugal, a qual foi presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, contando ainda com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e com o Presidente do Grupo Águas de Portugal, João Nuno Mendes. Nesta sessão a Águas do Algarve, na pessoa do Presidente Joaquim Peres recebeu, simbolicamente, a chave das viaturas elétricas, que irão integrar a frota automóvel da empresa, substituindo desta forma viaturas operacionais com mais de 8 anos de média de idade, e com elevada quilometragem de serviço.

Para além da aquisição das viaturas elétricas, o projeto visa ainda a instalação de postos de carregamento próprios na área de concessão da Águas do Algarve.

fonte/águas-do-algarve

Faixa publicitária

Emissão em Directo (player 1)

emissao online

Emissão em Directo (player 2)

Video em Destaque

Facebook Rádio Gilão

Consultório do consumidor

Faixa publicitária

Podcast

Publicidade

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Contacte-nos

Largo de Santana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA 

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   buzz
RSS feed   twitter