radiogilao.jpg

Feira da Dieta Mediterrânica: um certame para todas as gerações

Versão para impressão PDF

Feira da Dieta Mediterrânica: um certame para todas as geraçõesEntre os dias 07 e 10 de setembro, terá lugar a V Feira da Dieta Mediterrânica, no centro histórico de Tavira, ao longo das margens do rio Gilão e colina genética do alto de Santa Maria. A abertura oficial decorre, no dia 07 de setembro, pelas 18h00, na Praça da República.

No momento em que Portugal e Tavira concluem a coordenação anual dos 7 Estados e Comunidades da Dieta Mediterrânica, com delegações dos países presentes nesta Feira, cumprem-se os objetivos de educação e transmissão dos valores ancestrais da Dieta Mediterrânica, de desenvolvimento de programas de saúde alimentar comunitária e de estilos de vida saudáveis, de valorização dos produtos do mar e da terra, endógenos e de proximidade, fortalecendo as economias regionais e locais e estimulando relações de confraternização e partilha.

O respeito pelo meio ambiente, a preservação dos ecossistemas e das paisagens culturais concedem à Dieta Mediterrânica um papel acrescido como instrumento de contenção das alterações climáticas, de proteção das capacidades dos solos e resposta às recomendações da FAO em relação às “dietas sustentáveis” pela sua escassa “pegada ecológica”.

O Ano Internacional do Turismo Sustentável decretado pela UNESCO para 2017 veio chamar a atenção dos agentes do setor e da população para a gestão correta de recursos não renováveis.

A programação apresenta atrativos para todas as idades e públicos: feira institucional, mercado de produtores, concertos, teatro e danças mediterrânicas, arruadas filarmónicas e charangas, oficinas culinárias, aconselhamento cardiovascular e nutricional, atividade física, jardim mediterrânico com espécies botânicas, exposições de sementes e variedades endógenas, Vaivém Oceanário, jogos e espetáculos para crianças, conferências e conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica, restaurantes e tascas, artesanato…

No campo da música, entre muitos outros, destaque para os concertos, na Praça da República, pelas 22h30. No dia 07 de setembro os Deolinda; na sexta-feira, dia 08, o espanhol Miguel Poveda, figura destacada do flamenco; no sábado, dia 09, a fadista Raquel Tavares e a finalizar a festa, no dia 10, um concerto a pensar nos mais jovens, os HMB.

Sangre Ibérico, Monda, António Chainho, Savina Yannattou (Grécia), Capitão Fausto atuam, no palco do Castelo. Já a guitarrista Marta Pereira da Costa apresenta-se, na Igreja Misericórdia.

Na Igreja das Ondas ouvir-se-á flauta, a voz e guitarra mediterrânicas de Isa Peixinho e Jorge Anacleto, temas e danças do mediterrâneo com Yan Mikirumov e Marco Fernandes, a harpa de Helena Madeira e o coro Jubilate Deo.

Destaque, ainda, para as participações locais dos ranchos folclóricos, da Banda Musical de Tavira, dos grupos de música popular portuguesa e coral, das oficinas de danças tradicionais mediterrânicas, assim como de fadistas, no Largo da Capela de Nossa Sra. da Piedade.

Para o público infantojuvenil foi pensado um programa especial. O Largo do Brincar, espaço para contos tradicionais com António Fontinha, Marionetas Mandrágora e Companhia Valdevinos, o espetáculo “Mão Verde” com música de Pedro Geraldes, as lengalengas cantaroladas por Capicua e muitas outras surpresas...

A gastronomia mediterrânica, com sabores do mar e da terra, está em evidência na “Praça da Convivialidade”, localizada junto ao Castelo de Tavira no Parque do Palácio da Galeria. Também os restaurantes do litoral, do barrocal e da serra associam-se à Feira da Dieta Mediterrânica e apresentam, durante o certame, ementas mediterrânicas.

É possível, também, usufruir de atividades de animação turística, passeios pedestres, caiaque e bicicleta…

Motivos mais que suficientes para visitar Tavira, entre 07 e 10 de setembro, e deixar-se viajar pelo Mediterrâneo.

Tavira espera por si!

» Programa «

fonte/cm-tavira

Faixa publicitária

Emissão em Directo (player 1)

emissao online

Emissão em Directo (player 2)

Video em Destaque

Facebook Rádio Gilão

Consultório do consumidor

Faixa publicitária

Podcast

Publicidade

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Contacte-nos

Largo de Santana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA 

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   buzz
RSS feed   twitter