rg_estudio_1.jpg
rg_estudio_3.jpg
rg_estudio_mesa.jpg

Música do deserto do Niger no "Serões da Primavera"

Versão para impressão PDF

Música do deserto do Niger no «Serões da Primavera»No âmbito dos Serões da Primavera, a Casa do Povo de Santo Estêvão acolhe, no dia 20 de maio, pelas 22h00, Les Filles de Illighadad, oriundas do deserto do Niger.

Trata-se de um projeto da guitarrista Fatou Seidi Ghali que, ao vivo, conta com o apoio da cantora Alamnou Akrouni e de uma executante de tende (tambor feito de uma caixa de barro sobre a qual se estica uma pele de cabra).

A estas filhas de Illighadad atribui-se o início de uma verdadeira revolução: Fatou Seidi Ghali é apenas uma das duas mulheres que sabe tocar guitarra em todo o Niger. Nesta conservadora sociedade tuareg, as mulheres sempre tiveram um papel na música, embora a guitarra costume ser tocada, por tradição, só por homens. Há cerca de doze anos, Fatou descobriu, em casa, uma velha guitarra do irmão, tendo aprendido a tocá-la sozinha e conquistado o respeito e orgulho da sua pequena comunidade. Quando toca este instrumento, Fatou vê-se rodeada, imediatamente, pelos habitantes da sua aldeia e as outras mulheres cantam e batem palmas de uma forma ritmada, sublinhando o caráter comunal da sua música.

O tende, por sua vez, é entendido não só como um instrumento, como também por um género musical, o qual assume uma função social e, por norma, acompanha rituais de cura, festivais de camelos, mostras de dança e outras ocasiões especiais.

Todavia, para Fatou Seidi Ghali o tende é, apenas, um ponto de partida para a sua visão singular da música que coloca a linguagem da guitarra no centro das suas peças, ligando-se, assim, a uma outra tradição tuareg internacionalmente representada pelos Tinariwren. Para Christopher Kirkley, patrão da etiqueta Sahel Sounds que muito tem feito por divulgar a música da região do Niger, o hídrido de tende e guitarra criado por Les Filles de Illighadad pode ser mesmo o início de uma nova linguagem. “Elas estão a explorar uma nova direção, adaptando velhas canções tende a um reportório de guitarra, o que me parece ser verdadeiramente revolucionário para a música tuareg”, garante o editor que depois conclui “penso que elas estão à beira de criar algo de novo e verdadeiramente excitante”.

“Serões da Primavera” integra o programa “Viva a Primavera”, promovido pela Câmara Municipal de Tavira com o apoio das associações culturais do concelho. Este conta, ainda, com o apoio da Junta de Freguesia da Luz e Santo Estêvão e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Conheça melhor:
https://sahelsounds.bandcamp.com/album/les-filles-de-illighadad

fonte/cm-tavira

Faixa publicitária

Emissão em Directo (player 1)

emissao online

Emissão em Directo (player 2)

Video em Destaque

 

Publicado por Rádio Gilão em Sexta-feira, 16 de Março de 2018

Facebook Rádio Gilão

Consultório do consumidor

Faixa publicitária

Podcast

Publicidade

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Contacte-nos

Largo de Santana nº 1 - Tavira

 

8800-701 TAVIRA 

 

Tel: +351 281 320 240

 

Fax: +351 281 325 523

 

Email: radiogilao@net.vodafone.pt

Siga-nos

facebook   twitter   buzz
twitter